PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA ( 1/2º CICLO)

TRABALHO COM CRIANÇAS DE 10 ANOS NUMA ESCOLA PARTICULAR NO RECIFE- PE<br />
( BRASIL) PERCEBO QUE A MAIOR PARTE DAS CRIANÇAS APRESENTAM DIFICULDADE DE COMPREENDER OS ENUNCIADOS DOS PROBLEMAS MATEMÁTICOS,ELES SABEM EFETUAR OS CALCULOS POREM A DIFICULDADE É DE INTERPRETAÇÃO. ALGUEM TEM A MESMA DIFICULDADE?...ALGUMA SUGESTÃO ?
Categoria: Matemática 9 years ago
PATRICIA MENEZES
Perguntado 9 years ago
PATRICIA MENEZES

Curta no Facebook, +1 no Google, poste no Twiter ou compartilhe esta questão em outra rede social.

A interpretação dos problemas é uma das grandes dificuldades que as crianças encontram.


O domínio da Língua Portuguesa é muito importante, por isso deve ser transversal a todas as áreas do saber.


Alguns alunos têm muitas dificuldades na compreensão dos enunciados dos problemas. Um problema matemático tem muita informação em poucas linhas de texto, muitas vezes usa "chavões" e é fundamental que se ensine os alunos a interpretar os enunciados, como fazê-lo?


Uma das melhores formas é esquematizar a informação do problema, através de um desenho, uma lista das informações e definir objectivamente o que é pedido para resolver.


A falta destas competências matemáticas/linguísticas marca negativamente os alunos e leva a que se afastem da matemática, considerando-a como uma "charada impossível e complicada".


É frustante saber fazer cálculos mas não consegui-los aplicar aos problemas hipotéticos ou da vida real, por outro lado, a satisfação que a matemática proporciona advém da capacidade de resolver com sucesso situações "complexas".


Cabe ao professor e aos pais ensinar a ler e interpretar.

David Azevedo
Respondido 9 years ago
David Azevedo

Favor se cadastrar/logar para responder esta pergunta.  Clique aqui para fazer o login