ANGULOS ...
Quais são os angulos? Como se podem destinguir?
Os ângulos costumam distinguir-se com referência ao círculo.
Começando pelo círculo, também pode chamar-se ângulo de volta completa, porque corresponde a uma volta circular em torno do centro, até regressar ao ponto original.
Se ficar apenas pela meia volta, temos o ângulo raso, em que os dois lados ficam na continuação um do outro.
O ângulo que tem metade da meia volta, ou seja um quarto de volta é o ângulo recto, cujos lados são perpendiculares ou normais entre si.
Se o ângulo não chegar ao quarto de volta, chama-se agudo.
E se ficar entre o quarto de volta e a meia volta, teremos o ângulo obtuso.
Para outros valores não há nomes próprios, ficando descritos apenas pelo seu valor.
Para medir o seu valor há várias escalas, as principais são a escala natural e a escala sexagesimal; no primeiro caso a unidade é o radiano, no segundo caso é o grau.
Na escala em graus, a volta completa vale 360 graus, a meia volta tem 180 graus e o ângulo recto vale 90 graus.
Portanto o ângulo agudo vale menos de 90 graus, e o ângulo obtuso vale entre 90 e 180 graus.
Na escala natural o ângulo raso vale Pi radianos, e o ângulo recto vale Pi/2 radianos. O valor na escala natural, é o número que deve multiplicar o raio do círculo, para obter o comprimento do arco que corresponde ao ângulo.