O que é a rotação e como se faz?
A rotação é uma isometria que se obtém aplicando um movimento angular idêntico a todos os pontos de uma figura plana.
Isometria, é um par de figuras que se podem sobrepor uma à outra, de tal modo elas são idênticas na forma e na dimensão, distinguindo-se apenas pelo lugar que ocupam e pela diferença nas posições relativas.
Conforme o tipo de deslocamento que é necessário aplicar para conseguir sobrepôr uma figura sobre a outra, assim se distinguem as diferentes isometrias entre si.
Na translacção trata-se do mesmo deslocamento linear que é aplicado a todos os pontos, portanto com a mesma direcção e numa distância comum.
Na rotação também é o mesmo deslocamento, mas em vez de ser linear é angular, portanto aplica-se O mesmo ângulo a todos os pontos para conseguir sobrepôr uma figura sobre a outra. O ponto de onde se mede o ângulo é o centro de rotação.
Além disso ainda há a isometria de reflexão, que é aquela que é formada da mesma maneira como se obtém uma imagem no espelho plano. O local onde se coloca o espelho, é o eixo de reflexão.
Demonstra-se que toda e qualquer isometria, se pode obter com uma certa sequência de isometrias simples, que são aquelas três que se descreveram acima.