PORQUE E QUE E PROPORCIONALIDADE DIRETA
Quando se fala de proporcionalidade, há dois tipos:
proporcionalidade directa e proporcionalidade inversa.
A proporcionalidade directa também é chamada de razão constante, porque à medida que um valor aumenta, o outro valor que se encontra relacionado também aumenta na mesma medida, de tal modo que o quociente ou divisão entre as duas grandezas se mantém sempre o mesmo.
Pode-se considerar uma proporcionalidade directa a variação da distância percorrida e do tempo que foi gasto em percorrê-la.
Quanto maior a distância, tanto maior o tempo, de tal modo que a divisão entre as duas quantidades se mantém inalterável. Neste exemplo, essa quantidade que se mantém fixa chama-se velocidade.
A proporcionalidade inversa também é chamada de produto constante, porque à medida que um valor aumenta, o outro valor que se encontra relacionado diminui na mesma medida, de tal modo que o produto ou multiplicação entre as duas quantidades se mantém inalterável.
Um exemlo da proporcionalidade inversa é a variação do tempo com a velocidade para percorrer uma certa distância.
Quanto maior for a minha velocidade, menor será o tempo que eu demoro a fazer esse percurso, de tal modo que o produto dessas duas quantidades se mantém fixo. Neste caso, esse produto que se mantém fixo chama-se distância.