o que sao agulos
O ângulo, é o cociente entre o comprimento de um arco de circunferência e o raio desse mesmo arco.
Trata-se apenas da conversão do comprimento dos arcos, a fim de poderem medir-se com as unidades métricas lineares, que se utilizam para medir linhas rectas.
A divisão entre os comprimentos do arco e do seu raio fornece a medição do ângulo que se encontra associado a esse arco, expressa em unidades de medida chamadas naturais.
Como divisão que é entre dois comprimentos, o ângulo na escala natural não é uma grandeza física, a sua unidade de medida chama-se radiano.
O ângulo igual a um radiano corresponde a um arco de circunferência que se aproxima do aspecto de um triângulo equilátero, com os dois raios fechando um arco que tem exactamente o mesmo tamanho dos raios. Esse ângulo que é formado por esses raios, só não é exactamente igual ao ângulo do triângulo equilátero porque o lado que corresponde ao raio, em vez de ir a direito faz uma pequena curvatura, e como tal para ter o mesmo tamanho dos raios, estes raios tiveram que se "fechar" um pouco em comparação com o triângulo equilátero.
O radiano é a unidade de medida preferida quando se utiliza os ângulos em problemas físicos, mas na Geometria que é o estudo das figuras, utiliza-se mais um outro sistema de unidades, que é o grau.
A correspondência entre os dois sistemas de unidades, encontra-se na medição do arco de circunferência que corresponde a meia volta.
A meia volta, que é um arco de circunferência que fica limitado pelo seu diâmetro, corresponde no sistema natural a um número de radianos que é conhecido pela letra grega Pi, que numéricamente se aproxima do número decimal 3,14 ou do número fraccionário 22/3.
Exprimindo em graus, esse mesmo ângulo vale exactamente 180 graus, que corresponde a 2 x Pi radianos.