como se faz contas de dividir com 2 no divisor
Já escrevi várias respostas com métodos para fazer a divisão sem usar a tabuada.
Desta vez vou admitir que a amiga Paula conhece a tabuada, só não sabe é como utilizá-la para fazer as contas de dividir.
Apresento em anexo uma figura para acompanhar este texto, com os vários passos para dividir o dividendo 3702 pelo divisor 51.
Na figua A tenho o dividendo e o divisor, dispostos na mesma linha.
Traça-se o sinal à volta do divisor, e aplica-se uma plica por cima do dividendo, destacando sobre o dividendo o mesmo número de algarismos que tenho no divisor, ou seja as casas 3 e 7.
Ao tentar dividir o 37 por 51, vejo que este 37 é menor do que o divisor 51, portanto estas duas casas que destaquei não chegam para continuar com a divisão.
Assim, corrigi a posição da plica para o terceiro algarismo, ficando com 370 a dividir pelo 51 (figura B).
Agora divido mentalmente o 37 pelo 5, e coloco o resultado como o primeiro algarismo do quociente - coloco o 7 abaixo do 5.
Em seguida passando à figura C, multiplico o 7 pelo 1 e faço a diferença de 7 para o 0 que está no dividendo, que neste caso representa 10 - dá 3 e vai 1.
Este 1 que "vai", adiciono ao 35 que é o produto do 7 que tenho no quociente pelo 5 do divisor, o que dá 36 que "para" o 37 que tenho no dividendo, dá 1 que completa a figura C.
Na figura D "abaixei" o algarismo seguinte do dividendo, o 2.
Na figura E continua-se o processo tal como se começou; pode-se dividir mentalmente o 13 pelo 5, ou então o 132 pelo 51 que pode dar uma ideia mais precisa do algarismo seguinte do nosso quociente.
Escolhido o 2, faz-se como anteriormente, multiplicando pelos algarismos do divisor e fazendo a diferença para o 132.
O resultado, na figura F é 30, que pode ficar para o resto da nossa divisão, ou então se quisermos continuar com as casas decimais passa-se uma vírgula decimal, tanto no dividendo como no quociente e baixa-se um zero para poder prosseguir a operação.