O que são os valores aproximados?

<p>Sou estudante, na escola de josé António de Ávila.<br /> Quando acabar a escola gostava de ser cantora e atriz.<br /> Boa Tarde!</p>
Categoria: Matemática 8 years ago
Nicole Medeiros
Perguntado 8 years ago
Nicole Medeiros

Curta no Facebook, +1 no Google, poste no Twiter ou compartilhe esta questão em outra rede social.

O que são os valores aproximados?



Valores aproximados são números que se encontram associados a um erro.

Valores exactos, são números que não se encontram associados a um erro, ou melhor, que se encontram associados a um erro que é zero.

O erro pode ser indicado explícitamente, como por exemplo escrevendo 1,23 ± 0,02 significa que o valor real situa-se entre 1,21 e 1,25

Ou então não é indicado, nesse caso a indicação é implícita, isto é, não se indica porque decorre de uma convenção que se destina precisamente a abreviar a escrita. Se eu puser 1,23 significa o mesmo que escrever 1,23 ± 0,005 ou seja fica entre 1,225 e 1,235.

Por isso é que não é o mesmo escrever 1,23 ou 1,230 porque neste caso os limites são 1,2295 e 1,2305.

Por vezes quando é importante distinguir se o valor é ou não exacto, recorre-se aos sinais = e ~.

Os erros podem ter muitas origens, na maioria dos casos vêm directamente da medição dos dados.

Quando eu digo que o comprimento é 1,23 metros, já estou a admitir que não consegui fazer a medida com um erro inferior a 1 cm; porque se o erro máximo admitido fosse 1 mm, o número a indicar seria antes 1,230 metros.

Quando se faz contas com valores aproximados, os resultados dessas contas também se encontram sujeitos a regras próprias para os valores aproximados. Essas regras permitem obter os erros a que estão sujeitos os resultados, em função das operações que se fizeram e dos valores aproximados que se tomaram nos dados.
José Ferrão
Respondido 8 years ago
José Ferrão

Favor se cadastrar/logar para responder esta pergunta.  Clique aqui para fazer o login