×

Erro

Por favor, primeiro autentique-se e inicie uma sessão

Como se faz esta conta o sergio comecou a aula de ginastica as 18:10 fez 1:25 de treino tomou banho em 20minutos e levou 10minutos para se vestir a que horas saiu do ginasio?

Categoria: Matemática 14 years ago
diogo gomes
Perguntado 14 years ago
diogo gomes

Curta no Facebook, +1 no Google, poste no Twiter ou compartilhe esta questão em outra rede social.

O que deseja perguntar?como se faz esta conta o sergio comecou a aula de ginastica as 18:10 fez 1:25 de treino tomou banho em 20minutos e levou 10minutos para se vestir a que horas saiu do ginasio?



No meu tempo, chamava-se a este tipo de números, compostos.

A adição faz-se como nos outros números, mas na hora de converter temos de passar minutos a horas.

Começa-se assim:



18 - 10 início da aula

01 - 25 duração do treino

00 - 20 duração do banho

00 - 10 para se vestir



somando tudo, temos a hora em que saiu do ginásio. soma-sa separadamente, a coluna das horas e a dos minutos:



19 - 65 hora de saída do ginásio



Já temos o resultado, falta só colocar na forma normalizada, porque no relógio não há posição para os 65 minutos.

Para normalizar, subtrai-se 60 minutos aos minutos, a adiciona-se 1 hora na coluna das horas.

Desta forma, temos um número equivalente, porque tirámos 60 minutos e juntámos 1 hora, mas ficamos com um número que já aparece no relógio:



20 - 05 hora de saída do ginásio.
José Ferrão
Respondido 14 years ago
José Ferrão

Favor se cadastrar/logar para responder esta pergunta.  Clique aqui para fazer o login