a minha filha faz 5 anos em janeiro, pode ser matriculada no proximo ano lectivo ainda com 5 anos?

Categoria: Legislação 8 years ago
clara
Perguntado 8 years ago
clara

Curta no Facebook, +1 no Google, poste no Twiter ou compartilhe esta questão em outra rede social.

Eu tenho um filho que estava quase na mesma situação, nasceu na noite do Ano Novo, deixe-me dar-lhe um conselho, não me leve a mal.


Em vez de andar a lutar com a escola à volta da legislação e das vagas, coloquei o garoto a fazer a 1ª classe na particular. Se ficarem a gostar da escola, tanto melhor, o aluno vai continuando.


Se houver algum problema ou se for por razões económicas, então quando for para a 2ª classe já a criança não pode ser impedida de entrar na escola oficial da área de residência, só que em vez de entrar na 1ª classe entra já com o certificado para se inscrever na 2ª classe.


Ao mesmo tempo, já existirá uma apreciação mais concreta acerca da melhor opção para a idade mental da criança, no confronto com o ambiente do resto da turma.

José Ferrão
Respondido 8 years ago
José Ferrão

Na qualidade de estudante do Mestrado de Ensino em 1.º e 2.º CEB, recomendo o mais vivamente possível que não envie uma criança de 4 anos para o 1.º ano do 1.º CEB. É receita garantida para desastre, uma vez que dificilmente a criança estará preparada para os desafios desse ciclo a nível cognitivo, social e psicomotor. Repare que isto se deve ao próprio ritmo de desenvolvimento do ser humano, não é por ser a sua filha ou o a filha do Presidente da Rússia. Se a criança pudesse frequentar a o Pré-Escolar, seria um mais-valia.
André Boaventura
Respondido 8 years ago
André Boaventura

A pergunta encontra-se um bocado ambígua, mas aquilo que eu percebi é que a criança vai fazer, não 5 mas 6 anos em Janeiro, pelo que matriculando-se agora, irá matricular-se com 5 anos. Se for asim, a escola mesmo que tenha vagas pode recusar a matrícula por falta de idade, porque teria de completar os seis anos, o mais tardar até ao fim de Dezembro (que foi o caso do meu filho). Para ela se poder inscrever, precisaria de uma declaração médica a apoiar a inscrição.

José Ferrão
Respondido 8 years ago
José Ferrão

Favor se cadastrar/logar para responder esta pergunta.  Clique aqui para fazer o login