Como já expliquei no artigo Como Criar um Curso a Distancia, a necessidade que tive de começar a criar lições em vídeo surgiu da minha curiosidade e experimentação nas NTIC.

A minha experiência estava circunscrita aos diapositivos e apresentações "Power Point", até que descobri a gravação da tela do monitor "Screencast". 

Aqui estão algumas das aprendizagens que efectuei e que agora partilho consigo:

cover image

David Azevedo

curso a distância

Licenciado em Educação e dedicado ao ensino a distância desde 2007.

 

Mantenha as suas lições curtas. Faça um vídeo para cada competência de cada vez, se a competência for complexa divida-a em tarefas mais pequenas e grave um vídeo para cada tarefa. Cada vídeo deve ter entre 5 a 8 minutos , mais do que isso e os alunos perdem interesse e distraem-se. Este número de minutos não foi inventado por mim, cheguei a esta conclusão analisando as estatísticas de um conjunto de vídeos, a maioria dos alunos fecham os vídeos entre os 3 minutos e os 5 minutos, é muito difícil que os alunos mantenham a atenção por mais de 8 minutos de cada vez.  

Fale de uma forma normal mas correcta. Imagine que está a falar para um amigo ou diante de uma turma. Fale num tom calmo e tente transmitir segurança e confiança no que está a dizer.

No momento em que espirra, tosse ou se engana, não se preocupe e não interrompa a gravação. Recomece do início dessa frase que foi cortada, lembre-se que vai editar a gravação no final. Às vezes os erros só se encontram quando achamos que o vídeo está pronto, nesse caso podemos regravar um trecho da lição e editar o projecto novamente.

Use materiais diversificados nas suas gravações — PowerPoint, imagens, gráficos, bloco de notas, citações de livros, documentos ou trechos de outros vídeos.

Faça uma lição clara e simples. No momento da gravação esteja num local calmo com o mínimo de barulhos externos, que não queremos que fiquem registados na gravação. Caso utilize um bom editor de vídeo como o Camtasia alguns destes barulhos podem ser diminuídos, como o teclar do rato, a mota que passa na rua, a sirene da polícia, etc. 

Utilize cores neutras, tamanhos de letras acima de 16 pt, pense nas pessoas que têm necessidades educativas especiais, se possível introduza uma legenda para o vídeo, o Youtube já permite esta função.

Organize os seus vídeos numa videoteca, a Escola.org permite aos instrutores organizarem os seus vídeos e guardá-los para que os possam utilizar , por exemplo, em mais do que um curso.

Responda aos comentários dos seus alunos, vai receber muitos comentários positivos. Vai sentir-se motivado e acreditar que está a ter um impacto positivo no mundo.

Recomendo os seguintes programas para gravar http://screencast-o-matic.com/home é gratuito e bom. O https://www.techsmith.com/camtasia.html é bom para gravar e para editar os vídeos, não é gratuito mas tem um desconto para usos educacionais.

 

Aprende mais sobre tudo !

Acredito que as NTIC mudaram o ensino-aprendizagem.

 


Comments on Como gravar vídeos a partir do ecrã do computador para uso em cursos online em sete passos.

Seja no primeiro a comentar
Faça login oara comentar